Dúvidas Frequentes


O QUE O PSICÓLOGO ESTUDA ?

É um profissional graduado em Psicologia ciência humana que estuda processos mentais, sentimentos, pensamentos e comportamentos. Ele é habilitado pelo Conselho Regional de Psicologia (CRP) para exercer funções em diversas áreas: clínica, da saúde, hospitalar, neuropsicologia, educacional, forense, jurídico, do esporte, organizacional, do trabalho, entre outras.



 QUAIS SÃO OS PROFISSIONAIS QUE PODEM EXERCER A FUNÇÃO ? Pode ser praticada por psicólogos que tenham registro no CRP, e que estejam ativos.



QUANDO DEVO PROCURAR ?

A psicoterapia é indicada para pessoas que estejam passando por qualquer tipo de dificuldade e estejam em busca de uma ajuda profissional para compreender suas questões, e com isso, lidar de maneira mais saudável com seus problemas.  "O principal objetivo da terapia psicológica, não é transportar o paciente para um impossível estado de felicidade, mas sim ajudá-lo a adquirir firmeza e paciência diante do sofrimento.A vida acontece num equilíbrio entre a alegria e a dor". Carl G. Jung .


QUAL  A  DURAÇÃO DOS ATENDIMENTOS ?

50 min à 1 h


POSSÍVEIS SINTOMAS INDICADOS PARA TRATAMENTO .

◻︎ está frequentemente ansioso
◻︎ está deprimido
◻︎ está confuso
◻︎ sente-se infeliz 
◻︎ tem baixa auto-estima
◻︎ teve uma infância complicada◻︎ sente-se frequentemente triste e abatido
◻︎ teve traumas no passado
◻︎ tem dificuldade em se controlar
◻︎ sente-se impotente em alterar o rumo da sua vida para uma forma mais positiva
◻︎ toma medicação para a ansiedade e gostaria de deixar de tomar (e resolver o problema da ansiedade)
◻︎ tem dificuldade em estabelecer/manter relacionamentos com os outros 
◻︎ tem medos
◻︎ tem problemas nos relacionamentos em casa, com o parceiro, no trabalho, não ter relacionamentos, etc).
◻︎ sente que o seu dia-a-dia é muito stressante e não consegue mudar a sua vida como gostaria
◻︎ pretende adoptar uma atitude mais positiva e optimista
◻︎ sente ataques de pânico ou fobias 
◻︎ sente inibições
◻︎ está sofrendo de sintomas físicos provocados pelo stress
◻︎ está atravessando um divórcio ou fim de uma relação
◻︎ pretende ter maior compreensão a respeito de si próprio e dos outros
◻︎ sente que ninguém o compreende
◻︎ sente-se bem mas gostaria de desenvolver mais aspectos da sua personalidade e compreender-se melhor
◻︎ tem problemas com o seu companheiro(a)
◻︎ o seu filho tem problemas de comportamento ou escolares.

PORQUE RAZÃO  AS  CONSULTAS COSTUMAM SER SEMANAIS ?

Qual a situação que é mais eficaz: um jogador de futebol que treina regularmente ou um jogador que treina esporadicamente ?
Está comprovado que uma regularidade semanal é a forma mais eficaz de permitir ao paciente a sua melhora. Uma sessão mais distante das sessões (de 15 em 15 dias ou de mês a mês) teria como consequências: 1) o paciente ficaria durante todo esse tempo entre as sessões com os seus problemas e isso seria muito negativo, podendo levar a um agravamento do seu estado; 2) o paciente demoraria muito mais tempo a melhorar, pois o tratamento ficaria muito "diluído"; 3) a relação terapêutica (relação benéfica entre psicólogo-paciente, que permitirá muitas mudanças positivas no paciente) ficaria pouco desenvolvida, e, o paciente teria "um pé no tratamento e um pé fora".
A regularidade permite "trabalhar" melhor (resolver adequadamente) as dificuldades do paciente. Esta regularidade tem um enorme efeito terapêutico (daí ser um aspecto generalizado na prática da psicoterapia em todo o mundo) pois permite um trabalho sistemático.
A regularidade das consultas (chamadas de "sessões")  é um aspecto extremamente importante, pois, ao longo das sessões, as "conversas" entre o paciente e o psicólogo vão tendo uma certa sequência e encadeamento e alguns temas vão sendo abordados progressivamente. Vai sendo criado um encadeamento nos temas abordados e isso vai ajudar o paciente a lidar e compreender certos aspectos que antes tinha mais dificuldade . É por esta razão que os intervalos entre as sessões, não deverão ser superiores a uma semana; caso contrário, pode-se perder o sentido deste processo e leva-se algum tempo da sessão a retomar os temas que estavam sendo "trabalhados".

Psicóloga Roberta K. S. Araújo /Rio de Janeiro CRP 05/46604
Desenvolvido por Webnode
Crie seu site grátis! Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também! Comece agora